O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março.
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu entre o final do século XIX e o inicio do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.
As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março dependendo do país.
Poster alemão de 1914 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, conclama o direito ao voto feminino. |
Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de março foi adotado como Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, politicas e económicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou politicas.
Embora existam pessoas que afirmam que o feminismo não existe ou é tal prejudicial quanto o machismo, nós mulheres que somos feministas sabemos que isso não é verdade.Sabemos que o feminismo se trata de um conjunto de movimentos socias, políticos, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum o que é nosso por direito como pessoas:direitos iguais e um vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais ( sistema social em que o homem tem o poder principal).
Cena da série Good Girls |
Contudo, o Dia das Mulheres não é um data comemorativa, como faz parecer as publicidades.
É uma data que serve para lembrar o mundo da luta diária de milhares, milhões de mulheres por igualdade.
Uma pergunta que deveria ter mais importância na nossa sociedade é: "O que você já deixou de fazer por ser mulher?"
Eu já deixei de ir por um caminho mais rápido, pois tinha medo de aparecer um homem e eu não ter como fugir; já deixei de usar roupas curtas ou decotadas porque me chamaram vulgar; já deixei de usar calções no transporte público; já vi amigas minhas deixarem de praticar algum desporto, pois "não era coisa de menina";já liguei para alguma amiga ou minha mãe quando saia as 18h30 ou 19h e estava muito escuro.
Cena da série Anne with an E |
Ao invés de dar flores hoje, repense as suas atitudes.
Pare de rir do amigo que é infiel, pare de questionar a roupa da vítima de estupro, pare de inventar desculpas para o agressor.
Não adianta que num dia dar importância e demonstrar apoio pela luta diária das mulheres e nos restantes 365 dias (se o ano for bissexto) ou 364 dias ser um misógino.
Webgrafia:
Sem comentários:
Enviar um comentário