quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Modelo de cor RGB e Modelo de cor CMYK

A "Cor está presente em tudo o que observamos", logo, desse modo, para os sistemas gráficos  reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representam, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor.

Quando falamos de Modelos de cor, nos referimos ao padrão de representação e estudo das cores e as suas combinações.

Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto.

Modelo RGB

O Modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: Vermelha (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). 

Uma cor no modelo RGB pode ser descrita pela indicação da quantidade de vermelho, verde e azul que contém. Cada uma pode variar entre o mínimo (completamente escuro) resultando a cor preta e máximo (completamente intenso) dando origem a cor branca.

Cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1; inteiro de 0 a 255; percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.


Como o modelo RGB é aditivo:
  1. A cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1;1;1);
  2. A cor preta corresponde à ausência das três cores primárias (0;0;0);
  3. A escala de cinzentos é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linguagem na linha que junta os vértices preto e branco.

O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional.



Modelo RGB
 
Aplicação do modelo RGB em um monitor de computador

Modelo CMYK

O modelo CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formada por Ciano (Cyan), Magenta Magenta), Amarelo (Yellow) e o Preto (Black). O modelo CMYK foi constituído a partir do modelo CMY, em que foi adicionada a cor preta. Esta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.

Como o modelo CMYK é substrativo:

  1. A cor preta corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1;1;1),
  2. A cor branca corresponde à ausência das três cores primárias (0;0;0);
  3. A escala de cinzentos é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linguagem na linha que junta os vértices branco e preto.



Modelo CMYK


O modelo CMYK utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.
Aplicação do modelo CMYK em um impressora
Webgrafia:



Sem comentários:

Enviar um comentário