O mundo desde novembro de 2019 tem vindo a viver uma guerra sanitária, em que a cada dia que passa mais pessoas ficam infectadas e, consequentemente, mais países declaram estado de emergência ou apresentam dificuldade para controlar este novo coronavírus.
Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).
A doença de coronavírus (COVID-19) é uma nova cepa que foi descoberta em 2019 e não foi identificada anteriormente em seres humanos.
Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e pessoas. Investigações detalhadas descobriram que o SARS-CoV foi transmitido de gatos da cidade para humanos e o MERS-CoV de camelos dromedários para humanos.
Vários coronavírus conhecidos estão circulando em animais que ainda não infectaram humanos.
Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e, infelizmente, até morte.
As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.
Sendo este novo Coronavírus muito transmissível, como cidadãos temos a obrigação de ficar em casa de modo a acabar com as cadeias de transmissão. #Stayathome #Euficoemcasa
Webgrafia:
https://www.who.int/health-topics/coronavirus
https://www.dgs.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário