São aulas diferentes, aulas através da plataforma Zoom onde nos é enviado um ID para aceder e estar em contacto com o nosso professor e a turma.
Começamos por fazer uma introdução ao que nos espera neste terceiro período, um balanço do que iremos abordar em futuras aulas via online.
Para além disso, exploramos o tema "Programação".
Deixamos abaixo a ficha proposta pela nossa professora e que vocês podem utilizar para consolidação de conhecimentos com as nossas respetivas respostas.
1. Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador, ou seja, é um instrumento mais que essencial para o funcionamento dos sistemas de informação. Por sua vez, as linguagens de programação são, nada mais, nada menos, como a escrita que o programa utilizada seguindo um padrão com várias regras sintáticas e semânticas, podendo estar, ainda, traduzida em diferentes linguagens.
2. As linguagens de programação podem ser dividas a vários níveis e um deles é dividir segundo a sua proximidade com a linguagem humana. Assim, liguagem de alto nível aproxima-se mais com a linguagem humana e, pelo contrário, a linguagem de baixo nível encontra-se mais de acordo com hardware ou a nível máquina.
Linguagem de alto nível VS Linguagem de baixo nível |
3. O algoritmo é a forma como se executa e organiza a sequência finita de instruções descritas de forma lógica, clara e ordenada para resolver um determinado problema ou alcançar diversos objetivos. Por conseguinte, o programa é a leitura do algoritmo ou a tradução de vários algoritmos para haver o procedimento por parte do computador, da máquina. De maneira muito sintetizada, o algoritmo é um programa abstrato e o programa é um algoritmo concretizado.
4. Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje, esta mulher é principalmente conhecida por ter escrito o primeiro logaritmo por uma máquina, a máquina de Charles Babbage. Deste modo, Ada Lovelace, ao desenvolver vários logarítmos para a máquina computar várias funções matemáticas, cria o ato de programar, assim sendo, torna-se a chave para o âmbito da programação.
Ada Lovelace |
5.
5.1 Nos dias de hoje, vivemos num mundo completamente virado para a informática, "um mundo digital", onde tudo o que tocamos tem os seus pós de tecnologia. Saber programar é para muitos um hobby ou mesmo a sua base de trabalho. Assim como o inglês, a matemática, ler e o escrever fazem de nós pessoas cultas e sábias, o ato de programar enriquece a nossa criatividade, produtividade e ajuda na resolução de problemas de forma bastante rápida. Nós, jovens, temos melhor essa noção pelo facto de estarmos a crescer neste novo mundo, onde tudo não passa de mera tecnologia. Este é o nosso lugar, e os todos os nossos caminhos estão cada vez mais direcionados para avanços tecnológicos. A competência de programar vai passar a ser como uma simples conta de 1+1=2 ou simplesmente de juntar as sílabas pa+pá= papá
Webgrafia:
Sem comentários:
Enviar um comentário