sábado, 25 de abril de 2020

Revolução dos Cravos


A Revolução dos Cravos, também conhecida por Revolução de 25 de Abril ou, simplesmente, Revolução de Abril, comemora-se o fim do regime de Salazar e o começo de uma liberdade democrática.
Acho que toda a gente sabe o que realmente se passou nesse dia mas vou deixar uma breve síntese para os mais esquecidos!

No dia 25 de Abril de 1974, os militares das forças armadas (MFA) tinham como principal objetivo derrubar a ditadura Salazarista.
Então, decidiram ocupar a Rádio Clube Português para que pudessem informar toda a comunidade portuguesa do grande golpe que ali iria nascer. Portugal voltaria a ser uma democracia com eleições, direitos e LIBERDADES, algo que não se verificava com Salazar.
Enquanto decorria esta revolução foram colocadas músicas a passar na rádio que tinham sido retiradas por parte da ditadura por serem consideradas . Essas músicas foram "Grândola Vila Morena" de Zeca Afonso e "Depois do Adeus" de Paulo de Carvalho.

Do outro lado, começaram a juntar-se militares vindos de vários distritos com único rumo, a Grande Lisboa. Foram-se acumulando militares e populares que deixavam as suas casas para virem participar numa das maiores e importantes revoluções Portuguesas.
Esta revolução não tinha o objetivo de causar danos, nem de recorrer à violência e , por isso, foram colocadas nas espingardas cravos vermelhos em vez de balas. Assim, Marcello Caetano, sucessor de Salazar viu-se obrigado a render-se e Portugal passou a ser um país de liberdade, sem censura.

Bem, hoje este dia não pode ser comemorado com grandes festas, com convívios, debates e aglomerações devido à atual pandemia que temos vindo a viver desde de Março por isso, milhares de portugueses decidiram  ir para as janelas de sua casa para cantar "Grândola Vila Morena", outros recorrem ao uso de origamis para criar cravos de papel.
Temos de puxar pela imaginação porque o importante é relembrar este dia e não deixa-lo passar em branco.
Um bom 25 de Abril a todos.
Comemoração do 25 de Abril em 2020
Comemoração do 25 de Abril em anos passados


Fotografia antiga do 25 de Abril










Webgrafia: 
https://blog.science4you.pt/curiosidades/25-de-abril-revolucao-dos-cravos/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_25_de_Abril_de_1974 
https://images.app.goo.gl/M3JTStYwPDNGmoaY8
https://images.app.goo.gl/zLC1pJ2JV1oouw3R6
https://images.app.goo.gl/BnPfSx471ZkUaLjb9
https://www.youtube.com/watch?v=ci76cKwFLDs 

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Scratch | Ficha 1


Devido ao Covid-19 o programa e a carga horária da disciplina de Aplicações Informáticas B de 12ºano foi alterado de modo a ir de encontro com as medidas que a nossa escola elaborou para o Ensino@distância. Em vez de termos duas aulas de 90 minutos cada por semana agora temos pela plataforma Zoom duas aulas síncronas de 45 minutos cada por semana mas não vai ser por isso que iremos deixar "a peteca cair", vamos continuar a atualizar o blogue com informações que queremos transmitir aos nossos leitores.

Neste período diferenciado vamos fazer uma trip down memory lane é explorar o Scratch, sim essa mesma ferramenta que é utilizada no 3º ciclo nas aulas de TIC.


O Scratch é uma linguagem gráfica de programação, inspirada no LOGO, que possibilita a criação de histórias interativas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha dessas criações na Web.
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais.


Após de fazermos o registro no site https://scratch.mit.edu. foi nos proposto pela professora que cada um fizesse uma animação no qual o seu ator escolhido desse um x número de passos e dissesse Olá voltasse esse mesmo número de passos e dissesse Voltei e, posteriormente, para publicar no blogue  uma imagem do código e do nosso cenário.


Código da Sabrina 





Códigos da Beatriz





Webgrafia:


Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 📚


O Dia Internacional do Livro  evento comemorativo com origem na Catalunha (Espanha), era celebrado inicialmente em 05 de abril de 1926, em comemoração do nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, proposto pelo escritor valenciano Vicent Clavel Andrés na Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Miguel de Cervantes

Mais tarde, em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu em 23 de abril o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, a fim de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros, a propriedade intelectual e a proteção de direitos autorais.
Ilustração por Mariana Rio

Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia, contudo este ano devido ao Covid-19 esses mesmos eventos estão disponíveis online.

Jornal "Observador"

Jornal "Observador"
Com o intuito de ajudar na propagação desta data e de também permitir uma fuga da atual realidade nós iremos indicar alguns livros que nos marcaram ao longo de 18, quase 19,  anos de vida.

A Beatriz indicou o livro Amizades improváveis de Jonathan Evison. 

"Este livro retrata uma amizade de um adolescente(o Trevor) com distrofia muscular, que vive limitado por uma cadeira de rodas e de um homem(o Ben) que perdeu tudo e se dedica agora a apoio domiciliário ao jovem Trevor. A essência da história começa a desenrolar-se numa viagem onde se recordam o passado, vivem o presente e tentam adivinhar o futuro. Eu gostei deste livro por mostrar o improvável de nascer uma amizade tão  boa e tão honesta como a destes dois homens,tornando assim, a história inspiradora e cheia de surpresas." - Beatriz

Por outro lado, a Sabrina vai  indicar uma saga que teve e ainda tem um imenso impacto na vida dela, que para quem já acompanha o blogue a algum tempo já deve ter uma suspeita que está a falar da saga Harry Potter da escritora J.K. Rowling e também vai aproveitar para indicar o livro A menina que roubava livros do escritor australiano Markus Zusak. 

 "A saga Harry Potter sempre terá um lugar especial no meu coração porque o primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi o primeiro livro que eu comprei por iniciativa própria, lá estava uma Sabrina de  11 anos com o livro na mão a sorrir de orelha a  orelha por cada página que devorava ; também foi a partir da leitura desses sete livros que comecei a minha belíssima viagem pelo mundo da literatura de modo autónomo, sem ter sido obrigada pela escola ou por meus familiares e foram esses mesmos livros que me ajudaram a sair de um breve tempo sombrio que tive após a minha mudança para Portugal.
 Já A menina que roubava livros acho que li quando tinha 14/15 anos mas me marcou de uma maneira que me lembro até hoje. A obra retrata a história de Liesel Meminger, uma garota que encontra a Morte três vezes durante 1939–43 na Alemanha nazista. Um dos motivos pelo qual este livro me marcou, além da belíssima história, que não irei dar spoiler, foi o facto da obra ser narrada pela própria Morte e tal feito fez-me ficar completamente admirada e apaixonada pela escrita de Zusak. Acho que qualquer livro que retrate alguma faceta do Nazismo causa uma maior repulsa pelo chefe desse mesmo movimento, mas também demonstra o grande espírito de pessoas inocentes e de pessoas da oposição no meio da podridão, como foi o caso de Liesel. " - Sabrina 

"Ler dá-nos um lugar para ir quando temos que ficar onde estamos"

Caso queira ler os livros indicados pode consultar qualquer livraria online, pois todos os livros em suporte de papel ou suporte digital encontram-se em promoção devido à comemoração do dia de hoje. 
#stayathome #euficoemcasa #UmaBibliotecaUmLeitor 
Webgrafia:

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Dia da Terra


Hoje, dia 22 de Abril, comemora-se o dia do Planeta Terra. Esta data é comemorada desde 1970 e desde então tem vindo, cada vez mas, a ser melhor aceite pela sociedade.
O dia da Terra tem como principal atenção o ambiente e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.
Devido à situação atual da pandemia Covid-19 esta data é comemorada online com um vasto programa que teve início às 8h30 com o apoio de várias organizações. (deixamos o link com o programa na webgrafia para darem um olhinho)
E que tal? As plantas já estão regadas? E a reciclagem? Tudo nos devidos lugares? 

 #Earthdayemcasa #stayhome #fiquembem #netflixandchill #studymath #explorescratch #RicardoReis #moveit








Por incrível que pareça o Covid-19 não trouxe só más noticias à população humana como iremos constatar nas seguintes imagens retiradas da página do Instagram Quebrando o Tabu

Jornal "O Globo"
Jornal "Metrópoles"
Jornal "Super Interessante"

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Programação | Ficha 1

Hoje, dia 15 de Abril, tivemos a nossa primeira de muitas aulas online de Aplicações Informáticas B.
São aulas diferentes, aulas através da plataforma Zoom onde nos é enviado um ID para aceder e estar em contacto com o nosso professor e a turma.
Começamos por fazer uma introdução ao que nos espera neste terceiro período, um balanço do que iremos abordar em futuras aulas via online.
Para além disso, exploramos o tema "Programação".
Deixamos abaixo a ficha proposta pela nossa professora e que vocês podem utilizar para consolidação de conhecimentos com as nossas respetivas respostas.

https://www.youtube.com/watch?v=mHW1Hsqlp6A&feature=youtu.be

 

 1. Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador, ou seja, é um instrumento mais que essencial para o funcionamento dos sistemas de informação. Por sua vez, as linguagens de programação são, nada mais, nada menos, como a escrita que o programa utilizada seguindo um padrão com várias regras sintáticas e semânticas, podendo estar, ainda, traduzida em diferentes linguagens. 







2. As linguagens de programação podem ser dividas a vários níveis e um deles é dividir segundo a sua proximidade com a linguagem humana. Assim, liguagem de alto nível aproxima-se mais com a linguagem humana e, pelo contrário, a linguagem de baixo nível encontra-se mais de acordo com hardware ou a nível máquina. 

Linguagem de alto nível VS Linguagem de baixo nível


3. O algoritmo é a forma como se executa e organiza a sequência finita de instruções descritas de forma lógica, clara e ordenada para resolver um determinado problema ou alcançar diversos objetivos. Por conseguinte, o programa é a leitura do algoritmo ou a tradução de vários algoritmos para haver o procedimento por parte do computador, da máquina. De maneira muito sintetizada, o algoritmo é um programa abstrato e o programa é um algoritmo concretizado.




4. Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje, esta mulher é principalmente conhecida por ter escrito o primeiro logaritmo por uma máquina, a máquina de Charles Babbage. Deste modo, Ada Lovelace, ao desenvolver vários logarítmos para a máquina computar várias funções matemáticas, cria o ato de programar, assim sendo, torna-se a chave para o âmbito da programação.

Ada Lovelace


5.
5.1 Nos dias de hoje, vivemos num mundo completamente virado para a informática, "um mundo digital", onde tudo o que tocamos tem os seus pós de tecnologia. Saber programar é para muitos um hobby ou mesmo a sua base de trabalho. Assim como o inglês, a matemática, ler e o escrever fazem de nós pessoas cultas e sábias, o ato de programar enriquece a nossa criatividade, produtividade e ajuda na resolução de problemas de forma bastante rápida. Nós, jovens, temos melhor essa noção pelo facto de estarmos a crescer neste novo mundo, onde tudo não passa de mera tecnologia. Este é o nosso lugar, e os todos os nossos caminhos estão cada vez mais direcionados para avanços tecnológicos. A competência de programar vai passar a ser como uma simples conta de 1+1=2 ou simplesmente de juntar as sílabas pa+pá= papá



 Webgrafia:






Início do 3ºPeriodo


Boa tarde,

 Bem, parece que começou uma nova etapa, uma nova corrida. O início de um terceiro período mais diferente de todos os tempos, nunca antes acontecido nas nossas vidas, pelo menos nas nossas.
Em primeiro lugar esperamos que estejam todos bem dentro destas limitações e condicionalismos que estamos sujeitos nesta atual situação e nunca se esquecem de agarrar toda a força e determinação para enfrentar este período que, embora pequeno, vai nos dar muito trabalho.
Vivemos um ano onde as dificuldades não são só para um determinado tipo de pessoas, estamos todos no mesmo “barco” e, mais que nunca, temos que nos apoiar uns aos outros.
Agora, é preciso muita cautela e paciência, acreditamos que não será um bicho de sete cabeças se todos colaborarmos em conjunto (e a internet).

Desejamos um ótimo terceiro período a todos!



https://i0.wp.com/www.acores24horas.pt/wp-content/uploads/2020/04/escola-online-e1585744512217.jpeg?fit=600%2C600&ssl=1




Webgrafia: 
https://i0.wp.com/www.acores24horas.pt/wp-content/uploads/2020/04/escola-online-e1585744512217.jpeg?fit=600%2C600&ssl=1






terça-feira, 7 de abril de 2020

Dia Mundial da Saúde



Dia Mundial da Saúde é um dia mundial de conscientização sobre a saúde comemorado todos os anos em 7 de abril, sob o patrocínio da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como de outras organizações relacionadas.


Em 1948, a OMS realizou a Primeira Assembleia Mundial de SaúdeA Assembleia decidiu comemorar 7 de abril de cada ano, com efeitos a partir de 1950, como o Dia Mundial da Saúde.



  O Dia Mundial da Saúde é realizado para marcar a fundação da OMS e é visto como uma oportunidade pela organização para chamar a atenção mundial para um assunto de grande importância para a saúde global a cada ano. 

A OMS organiza eventos internacionais, regionais e locais no dia relacionados a um tema específico. Dia Mundial da Saúde é reconhecido por vários governos e organizações não-governamentais com interesse em questões de saúde pública , que também organizam atividades e destacam seu apoio em reportagens da mídia, como o Conselho Global de Saúde.



"O mundo desde novembro de 2019 tem vindo a viver uma guerra sanitária, em que cada dia que passa mais pessoas ficam infectadas e, consequentemente, mais países declaram estado de emergência ou apresentam dificuldade para controlar este novo coronavírus." 
Se tu reconheces este parágrafo vais te lembrar que foi escrito e publicado no dia 17 de março de 2020 neste blogue. Se tens acompanhado nas últimas semanas as notícias sabes que a situação é muito pior. 

  • 2,025,004 casos de Coronavírus no mundo;
  • 128, 987 mortes;
  • 492,833 curados.
Caso quiserem consultar mais dados de cada país: Estatísticas do Covid-19

Como em qualquer guerra temos os soldados de frente, isto é, as pessoas que se sacrificam para que a restante população não seja afetada.
Nesta guerra um dos nossos soldados de frente mais importantes são os agentes de saúde, que se arriscam todo dia ao estar em contacto direto com milhares de infetados.


Cristo Redentor com uma bata de médico
Nóticia do jornal Jornal de nóticias

Caso quiserem consultar a notícia: 
Jornal de notícias

Embora algumas pessoas não têm esse privilegio, se conseguires e tiveres condiçoes fique em casa ; siga as medidas de prevenção adotadas pela OMS e pelo sistema de saúde do seu país, por exemplo, o SNS em Portugal, o NHS na Inglaterra e o SUS no Brasil. 



Para concluir, a saúde é um direito humano; todas as pessoas deverão ter a informação e os serviços de que necessitam para cuidarem da sua própria saúde e da saúde das suas famílias e na nosso opinião os países deveriam ligar mais para a saúde da população em vez da economia.





quinta-feira, 2 de abril de 2020

Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Dia Mundial do Autismo ou Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.





O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que habitualmente se inicia nos primeiros três anos de vida.
Fita símbolo do Autismo

 A cor azul  é associado ao Autismo e a sua conscientização pois o número de meninos autistas é muito maior do que em meninas. A proporção é de quatro pacientes masculinos para uma feminina (considerando o que muitos conhecem por autismo clássico); e de dez crianças masculinas a cada uma paciente do sexo oposto (nos casos de alta funcionalidade).





Uma das tradições deste dia é a iluminação de prédios e monumentos de azul para chamar a atenção da sociedade para a data. 

Em 2011 em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa  foram iluminados de azul para a data, e a partir dessa data o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vem se iluminando de azul todo ano no dia 2 de abril.


Cristo Redentor

Tira do gibi Turma da Mônica 

#Respetro #euficoemcasa


Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_de_Conscientiza%C3%A7%C3%A3o_do_Autismo
https://twitter.com/TurmadaMonica/status/1245793427742232576?s=19
https://images.app.goo.gl/dfseeJ7rxs6FQYir5
https://images.app.goo.gl/M1Ggy9kq9NxDbSDQ9
http://entendendoautismo.com.br/artigo/classificacao-de-cores-no-autismo/
https://www.saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/autismo
https://images.app.goo.gl/wj6DzoqUXBMAYAV76

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Dia da Mentira


Dia da Mentira, também conhecido como Dia das Mentirasdia das petasdia dos tolos (de abril), dia da gafe, ou dia dos bobos, é uma celebração anual em alguns países europeus e ocidentais, comemorada em 1 de abril, pregando partidas e espalhando boatos como formas de assinalar a data.



Dizem que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria a 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Embora as condições não sejam as ideais devido à nova mutação do coronavírus, ao estado de emergência implantado em Portugal e ao estado de pânico, medo e paranóia que se instalou pelo mundo, a  coisa mais importante é manter a sua saúde mental.

Para ser sincera eu não me importo muito em ficar em quarentena, pois gosto de ficar em casa e gosto de ficar sozinha, mas percebo que para qualquer pessoa que tenha uma vida socialmente extremamente ativa esta tarefa possa ser mais complicada. Por isso, que estas datas comemorativas, ainda que possam parecer infantis, neste momento atual posam ser um escape para a vida monótona e deveriam ser praticadas mas com a devida consciência para não usar nada sério, como acidentes de carros, doenças , especialmente o coronavírus, e coisas que possam colocar as vidas das outras pessoas em risco.
#euficoemcasa 

Webgrafia:
https://images.app.goo.gl/gxX2jLKWi8nSBWAF8
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Mentira
https://images.app.goo.gl/WtBqD1bAva2bnu22A